• Click aqui

    Guarda Municipal de Búzios ganha mobilidade para o verão com uso de bicicletas elétricas.



    A utilização das bicicletas faz parte do projeto “Cidade Inteligente”  


    Desde o dia 26 de setembro, a Guarda Municipal de Búzios vem utilizando um reforço especial para melhorar o trânsito e proporcionar mais segurança em pontos turísticos e ruas da cidade: adquiridas por meio de parceria entre a Prefeitura e a Concessionária Ampla, dez bicicletas elétricas vêm garantindo mais mobilidade aos agentes, além de contribuir para a diminuição de pequenos furtos em praias e um trabalho sustentável de fiscalização. Movidos a uma pequena bateria que garante uma autonomia de 36 km, os veículos se caracterizam por não serem poluentes e não emitirem ruído.
    A utilização das bicicletas faz parte do lançamento da Mobilidade Elétrica, que integra uma das etapas do projeto “Cidade Inteligente” no município de Búzios. Os veículos são conduzidos por um grupo de 20 guardas, treinados para realizarem as rondas nos principais pontos turísticos e praias da cidade. Atuando em duplas, os agentes passaram a percorrer trilhas e orlas onde não é possível transitar com motos e viaturas.  Alternando pedaladas com uso da bateria, cada guarda consegue utilizar a bicicleta em um turno inteiro, sem precisar recarregá-la.
    Segundo o subcomandante da corporação, Washington Silva, as bicicletas serão grandes aliadas ao trabalho de fiscalização dos guardas durante a alta temporada. Com um efetivo de 265 GMs e uma frota composta por nove viaturas, quatro motos e um microônibus, os veículos elétricos também ajudaram a aumentar o efetivo nas ruas:
    “Com as bicicletas, que são ecologicamente corretas, há mais agilidade para nossos agentes, principalmente quando a cidade estiver com um número bem maior de veículos no verão. Outro benefício que já observamos, em um mês de utilização, é que nos locais onde antes não havia rondas, houve uma redução de pequenos furtos. A presença da guarda inibe os delitos, como vinha acontecendo nas praias, por exemplo”, disse ele.
    Após um mapeamento das áreas públicas da cidade, as rondas foram direcionadas para as praias de Geribá, do Canto, Ferradura. Forno, Foca, Brava, João Fernandes e Ossos, além da Ponta da Lagoinha e Orla Bardot. Por enquanto, os guardas percorrem estes locais das 8h às 20h, três vezes por semana: sextas, sábados e domingos. Na alta temporada, a vistoria será diária.
    “A meta é que tenhamos mais bicicletas, futuramente, para podermos abranger ainda mais localidades do município. Em uma cidade como a nossa, dotada de belezas naturais e de praias que são referência em todo o mundo, é fundamental termos um trabalho de preservação amplo e sustentável”, afirmou o subcomandante.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia