• Click aqui

    Prefeitura entrega crachás aos ambulantes autorizados para trabalhar no município



    Identificação nos crachás é feita por código de barras


              
      A Prefeitura de Búzios realizou, na manhã desta quarta-feira, dia 4, na Secretaria de Ordem Pública, a entrega de crachás para os ambulantes que estão autorizados, pelo Poder Público Municipal, a trabalhar nas praias e ruas do município. A entrega foi realizada com a presença do Prefeito André Granado, dos Secretários Municipais Geraldo Borges (Ordem Pública), Eraldo Pereira (Serviços Públicos), dos Coordenadores de Comunicação, Beto Jordão, e de Posturas, João Carlos Souza dos Anjos, e do comandante da Guarda Municipal de Armação dos Búzios, Gilberto Martins.
    Ao todo, nesta primeira etapa, 38 ambulantes receberam a identificação. De modo a facilitar a organização e o trabalho dos fiscais, o crachá possui dados como nome do comerciante, número da identidade, tipo de produto que é vendido e local de autorização para a venda, além de um código de barras com mais informações pessoais do vendedor. A autorização está sendo concedida aos trabalhadores que realizaram o recadastramento, procedimento comunicado aos trabalhadores pela Prefeitura e realizado entre 30 de abril e 30 de julho deste ano. Os critérios para efetuar o cadastro foram apresentar documentos de identidade, atestado de antecedentes criminais e comprovante de residência, já que a autorização concedida, prioritariamente, para os moradores da cidade.
    Segundo o Coordenador de Posturas, João Carlos Souza dos Anjos, o setor passa por um processo de transformação e organização que vem facilitar o trabalho dos ambulantes, além de protegê-los de vendedores informais que vinham comercializando diversos produtos sem autorização:
    “Até o início deste ano, não havia cadastro dos trabalhadores ambulantes de Búzios. O que havia era uma estimativa de quantos vinham trabalhando no município, principalmente nas praias. Eram quase dois mil ambulantes, sem qualquer controle. Com isso, os principais prejudicados eram os moradores da cidade, pois competiam com turistas e vendedores de outras cidades que não eram fiscalizados pelo Poder Público. Com a convocação para recadastramento, registramos mais de 500 ambulantes, sendo que 150 não conseguiram autorização e 250 ainda aguardam a licença, devido aos requisitos que precisam ser obedecidos”, explicou ele, destacando que, junto com os crachás, os trabalhadores receberão uniformes para facilitar a identificação e harmonizar o trabalho na cidade.
    Durante a pequena cerimônia, o Prefeito fez questão de elogiar a postura e a colaboração dos trabalhadores em organizar o setor, ressaltando que o retorno, em mais geração de renda, será sentido já neste verão:
    “Faço questão de estar presente hoje aqui, pois vivemos um novo momento, de reverter a desmoralização que estava tomando conta de Búzios. Cada vez mais os finais de semana estão movimentados, e isso é resultado da limpeza, ordem, gentileza e educação que estamos devolvendo para Búzios. Como estava a cidade, o desemprego só ia crescer, pois os turistas estavam abandonando Búzios. A fiscalização não trabalha contra vocês, ela serve para proteger vocês daqueles que estavam irregulares. Da mesma forma, o uniforme mostra um profissionalismo para quem compra, e acaba melhorando as vendas de vocês. O que desejamos é que todos aqui consigam garantir sua renda e que a cidade fique mais bonita e organizada”, explicou o Prefeito, aos ambulantes contemplados com os novos crachás.
    Para grande parte dos trabalhadores, a iniciativa do Governo Municipal vai facilitar o comércio dos ambulantes que moram na cidade e que se esforçam para comercializar seus produtos da forma correta. Segundo Severina Mendes, moradora de Búzios que vende biquíni há quatro anos na praia de João Fernandes,  esta é a primeira vez que os ambulantes buzianos ganham este apoio da Prefeitura:
    “Há muito tempo nós esperávamos uma atitude como esta, que vai melhorar o comércio de quem mora aqui. Com todo mundo cadastrado, melhora nosso trabalho. Quem não estiver dentro do que é exigido vai ter que se adequar e evoluir, e isso também é muito bom, pois vamos dar mais qualidade de atendimento aos turistas”, disse ela.  

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia