• Click aqui

    Projeto Educação Geográfica melhora o aproveitamento escolar em Arraial do Cabo


    Alunos têm aulas mais dinâmicas em sala estruturada

    Os alunos do Ensino Médio do Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar, em Arraial do Cabo, contam com o projeto Educação Geográfica: aprendizagem, metodologia, currículo e docência, a cerca de um ano. Neste período, vários estudantes melhoraram seu desempenho escolar através de atividades praticadas na sala de geografia montada dentro do colégio. O projeto é uma realização da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
    Sob a supervisão das professoras Valéria Sameiro e Maysa Rocha, quatro estagiários, que recebem uma ajuda de custo de R$210, auxiliam na elaboração de relatórios, questionários e trabalhos extracurriculares. Os estudantes fazem passeios a outras instituições a apresentam seminários, além de assistirem palestras de professores da Uerj e de outras instituições de ensino.
     De acordo com a estagiária e aluna Ana Carolina Pereira de Braga, as aulas do projeto Educação Geográfica ajudaram também no desempenho em outras matérias.
    “No início eu não sabia da importância da geografia, que está em outras áreas, até mesmo na literatura. Tivemos professores de fora ensinando pra gente, acesso a livros que influenciaram até na nossa escrita”, disse Ana Carolina.
    A sala de geografia é equipada com TV de LCD de 60 polegadas, computador, impressora, ar condicionado, caixas de som, microfones, filmadoras, dvteca, atlas, material didático e de escritórios. Todos os professores de diversas áreas podem utilizar o espaço.
    Segundo a professora e autora do projeto, Valéria Sameiro, a Escola Municipal Vera Felizardo também foi contemplada, este ano, com o mesmo projeto.
     “É possível, basta a gente escrever, ser autor. Nós fizemos o levantamento com os alunos quais eram os assuntos em que tinham maior dificuldade, em cima disso pautamos todo o projeto, que está dando certo”, concluiu Valéria.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia