• Click aqui

    Prefeitura investiga mortandade de animais na Praia do Forno



    Secretaria de Meio Ambiente recolheu 62 pingüins, quatro tartarugas, uma moréia e dois albatrozes


              
      Entre domingo e hoje, dias 18 e 19, agentes da Guarda Marítima e Ambiental de Búzios recolheram quase 70 animais marinhos mortos na Praia do Forno. A constatação da mortandade aconteceu durante vistoria de rotina na praia, realizada neste domingo. A triste cena assustou os fiscais que contabilizaram 62 pinguins, quatro tartarugas, dois albatrozes e uma moréia, todos sem vida e enroscados a uma grande rede de pesca que trazia também muito lixo. A ação começou às 7h de ontem, mas prosseguiu durante esta segunda-feira, quando equipes das Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos finalizaram a retirada do material na praia.
                A principal suspeita é que as mortes tenham sido causadas por um conjunto de fatores, incluindo correntes marítimas, ressaca, acúmulo de lixo e, o mais grave, pesca ilegal. Apesar de estar incluída na área de preservação do Parque Estadual da Costa do Sol, a Praia do Forno ainda é local de intensa prática ilegal da pesca, por ser ambiente favorável à reprodução dos animais marinhos:
                “Estes animais escolhem a nossa costa para a reprodução, graças a fatores como temperatura ideal. Como os peixes também se reproduzem muito aqui, a praia acaba atraindo muitos pescadores que, embora saibam que é área protegida, jogam as redes assim mesmo. A rede em que estavam estes animais foi colocada às 19h de sábado, segundo já foi descoberto. Na rede, havia, ainda, muito lixo flutuante, oriundo de outros municípios, o que agravou o quadro de degradação ambiental”, afirmou o Guarda Marítimo, Marcelo Morel.
                Na manhã desta segunda-feira, dia 19, parte dos animais passou por exames laboratoriais a fim de que se verifique a causa exata das mortes. Toda a ação foi lavrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) que registrou imagens da operação. De acordo com Morel, na região, tem se tornado comum a morte de 50 a 100 pingüins em um período de seis meses, devido às mudanças climáticas e degradações ambientais. Contudo, não há registro de tantos animais mortos, de uma só vez, em Búzios:
                “Vamos intensificar os trabalhos nos finais de semana, principalmente nas praias que ficam em áreas protegidas. Já vínhamos fazendo este trabalho  e, agora, a ordem é intensificar mais ainda. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Meio Ambiente aguarda o laudo sobre as mortes na Praia do Forno”, disse ele.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia