• Click aqui

    Prefeitura dá início a projeto que recupera canteiros com participação de comerciantes



    Atividade acontece com trabalho voluntário da Comunidade Católica Maranathá

               
                “Entre as prendas com que a natureza / Alegrou este mundo onde há tanta tristeza / A beleza das flores realça em primeiro lugar / É um milagre / De aroma florido / Mais lindo que todas as graças do céu / E até mesmo do mar”. O poema de Vinicius de Moraes bem que poderia ser usado como lema do novo projeto implantado pela Prefeitura de Búzios e que visa levar ainda mais beleza às ruas do balneário. Realizada em parceria com os comerciantes e a Comunidade Católica Maranathá, a iniciativa, que começou a semana passada, consiste no plantio de flores em algumas ruas do Centro da cidade, adornando as calçadas e entrada de estabelecimentos comerciais.
    Nas ruas do Centro, os pequenos jardins começaram a ser revitalizados na semana passada, sendo finalizados nesta semana. Ao todo, foram usadas cerca de 100 caixas – que encheram dois caminhões – com uma variedade de dez espécies de flores. Cada comerciante buziano escolheu a espécie de sua preferência para recuperar o canteiro localizado na frente de seu estabelecimento. O compromisso destes empresários será regar e cuidar da manutenção dos novos jardins.
    O trabalho social tem, ainda, a participação de 12 voluntários que compõem a Comunidade Católica Maranathá. Todos os participantes são ex-dependentes químicos que recebem uma nova chance de reintegrar o mercado de trabalho por meio de treinamento em jardinagem e meio ambiente oferecido pela secretaria. O plantio das flores é considerado o primeiro “estágio” dos alunos que realizam o treinamento.
    “Acima de tudo, buscamos mudar a atitude e o olhar das pessoas em relação à vida. Ver flores pelo caminho catalisa o otimismo perante os problemas e faz o observador enxergar uma beleza no dia a dia que antes não existia”, explicou Cícero dos Santos, responsável pelo Horto Municipal, que é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca.
    A elaboração do projeto durou cerca de seis meses, sendo programado para iniciar em julho, devido às férias escolares e ao Festival Gastronômico, que acontece até o próximo dia 13, sendo ambos motivos de grande atração de turistas para a cidade. Durante o festival, inclusive, organizadores do projeto distribuíram cerca de 40 mudas de orquídeas aos empresários presentes, como forma de selar a parceria.
    Com 100% de aceitação da população e de empresários, a ação inédita em toda a Região dos Lagos já começa a chamar a atenção dos municípios vizinhos. Segundo o coordenador, alguns comerciantes destas cidades já fizeram contato com a secretaria, objetivando fazer parte do projeto:
    “Estamos muito felizes com o retorno tão positivo e tão rápido que estamos tendo por parte da sociedade. É difícil ver este tipo de atitude na sociedade, apesar de ser uma forma tão simples de melhorar a paisagem da cidade. O nosso objetivo é fazer a população dar valor ao belo que as flores traduzem. Moro há 30 anos em Búzios e posso garantir que é a primeira vez que as ruas do balneário estão com este visual”, afirmou ele.
    A meta, agora, é levar o projeto para dentro das escolas. Os organizadores já conversaram com os diretores de boa parte das unidades onde será implantada a ação, e que terá participação direta dos alunos. O projeto será iniciado nas escolas municipais a partir de 1º de agosto, data em se iniciam as aulas do segundo semestre do ano letivo. Segundo Cícero, os jardins serão colocados em locais onde os estudantes possam apreciar a beleza das flores e fiscalizar os arranjos, cuidando dos mesmos. O objetivo, disse ele, é despertar nos alunos sentimentos como solidariedade e respeito, usando a natureza como exemplo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia