• Click aqui

    Palestras e caminhada marcam a semana contra violência ao idoso


    Atividades na sede do CEMI iniciaram as comemorações pela data. Evento dura toda semana, com uma série de atividades
      

    A Secretaria Municipal da Melhor Idade de Cabo Frio (Semei) deu início, hoje, à Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso, uma alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (dia 15 de junho), data criada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) e pela INPEA (Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa), para conscientizar o mundo sobre a crescente onda de violência contra os idosos. Até sexta-feira (dia 21) diversas atividades estarão acontecendo na sede do no Centro Especializado da Melhor Idade (Cemi: Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão) incluindo palestras com médicos, advogados, psicólogos e assistentes sociais, entre outras atividades com foco na conscientização familiar, além de uma grande caminhada, na sexta-feira, às 10 horas, saindo da Praça Porto Rocha em direção à Prefeitura.

    A abertura do evento aconteceu hoje, às 7h30 com aferição de pressão, cálculo IMC, atendimento jurídico, assistencial e psicológico, teste de glicose e fisioterapia, atividades que serão realizadas até às 17 horas. Às 10 horas aconteceu a primeira palestra da semana. Com o tema “Um Futuro Melhor - Sem Violência” e “Sexualidade na Melhor Idade”, a secretária da Melhor Idade, Cristiane Fernandes, falou aos idosos a um público de cerca de 60 idosos, mostrando a importância de se denunciar os maus tratos (seja através do disque 100, ou por denúncias feitas na própria secretaria) e, lembrando que é possível ser feliz depois dos 60 anos.

    - É muito comum a pessoa chegar à melhor idade e achar que a vida acabou. E quando a melhor idade chega acompanhada de maus tratos, esse pensamento é ainda mais frequente. Mas isso não é verdade – explica Cristiane, lembrando que, em média, a secretaria recebe cerca de 10 denúncias de maus tratos por dia, e todas recebem acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais.

    Segundo a secretária, “da mesma forma que é importante denunciar qualquer tipo de violência – seja física ou psicológica -, para ter uma velhice saudável e feliz é importante, também, que o idoso atente para outros aspectos, como a sexualidade na terceira idade”.

    - Muita gente não sabe, mas praticar sexo, principalmente após os 40 anos, é um excelente remédio. Um estudo feito pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, revela que quem pratica sexo, principalmente na melhor idade, estimula o crescimento das células cerebrais responsáveis pela memória e pelo aprendizado, e desta forma, evita o surgimento do uma das doenças que mais afetam os idosos: o Mal de Alzheimer – explicou Cristiane.

    Além de informar, a palestra serviu para quebrar tabus, e fez com que muitos idosos interagissem a cada assunto abordado pela secretária, que participou na cidade de Olímpia, em São Paulo, de um curso de capacitação sobre sexualidade na melhor idade. Ao final da palestra, os idosos receberam preservativos e lubrificantes das enfermeiras do Cemi.

    Confira a programação da semana:

    Sede do Cemi :
    ·       18/06 (terça-feira)
    15h - Ciclo de palestras da Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso
    Tema: “Ocorrência de Agravos – Violência Psicológica”
    Palestrantes: equipe técnica Cemi

    ·       19/06 (quarta-feira)
    15h - Ciclo de palestras da Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso
    1º Tema: “Uma Lição para a Vida”
    Palestrantes: pedagogas Mariana e Adriana
    2º tema: “Aspectos do Envelhecimento”
    Palestrante: Dr. Francisco Neto (geriatra)

    ·       20/06 (quinta-feira)
    15h - Ciclo de palestras da Semana de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso
    1º Tema: “Ocorrência de Agravos – Violência Física”
    Palestrantes: equipe técnica Cemi
    2º Tema: “Como denunciar”
    Palestrante: equipe CREAS

    ·        Na Praça Porto Rocha dia 21/06 (sexta-feira)
      A partir das 8 horas
    - Abertura com o prefeito Alair Corrêa, vereador Emanoel Fernandes e a secretária municipal da Melhor Idade, Cristiane Fernandes
    - aferição de pressão; cálculo IMC; atendimento jurídico, assistencial e psicológico; teste de glicose e fisioterapia
    - Projeto “Lazer e Cultura na Melhor Idade” com apresentação inaugural da Jardineira levando os idosos para visitar os pontos turísticos de Cabo Frio
    - Lanche           
    - Apresentação do grupo de dança da Melhor Idade com a professora Kikah
    - Caminhada com saída da Praça Porto Rocha em direção à Prefeitura, retornando à Praça Porto Rocha (saída às 10 horas)
    -  Palestra “Auto Preservação na 3ª Idade” com Professor Ricardo
    -  Tai Chi Chuan com Professor Ricardo
    -  Alongamento com os Professores de Ed. Física. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia