• Click aqui

    Secretaria de Desenvolvimento Social participa de encontros com o Governo do Estado




    Plano Brasil Sem Miséria e lançamento do Plano Estadual de Igualdade Racial estavam na pauta



    Representando o Prefeito André Granado, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Claudia Carrilho, esteve na última segunda-feira, dia 13, no Rio de Janeiro, participando de diversos encontros promovidos pelo Governo do Estado. Dentre os eventos em que o município esteve presente, destaque para o lançamento do Plano Estadual de Igualdade Racial e a apresentação do programa “Plano Brasil Sem Miséria”.  
    Durante o evento “13 de Maio - 125 Anos da Abolição com Reflexão e Resistência Negra”, no Palácio Guanabara, diversas lideranças afro-descendentes de Búzios enviaram representantes, tais como a Associação de Mulheres Negras e quilombolas. Na ocasião, o Governo do Estado assinou o Plano Estadual de Igualdade Racial de Enfrentamento ao Racismo e às desigualdades raciais e também foi assinado o protocolo de adesão do estado ao Plano Nacional de Prevenção à Violência contra Jovens Negros. O projeto tem como objetivo prevenir a violência contra jovens negros, criando assim oportunidades para a inclusão social, em locais com alto índice de homicídio.
    Segundo a Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros, a taxa de homicídios de jovens negros é bem mais significativa, chegando a 20 mil por ano. Presente ao evento, o Governador Sérgio Cabral disse, emocionado, não existir nada mais “desumano e nojento” do que o racismo. “A elite brasileira precisa de muito choque de realidade e só teremos igualdade, quando a política de cotas não for mais necessária,” afirmou ele.
    Prefeitura de Búzios adere Programa “Pronatec Brasil Sem Miséria” -  A Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Claudia Carrilho, também representou o Prefeito André Granado na reunião com o superintendente do Pronatec, Gustavo Vieira Martins, realizada na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado.
    O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec Brasil Sem Miséria), está recebendo, em média, 50 mil matrículas por mês em todo o país. De acordo com o superintendente, o número de matrículas mensais mostra a importância do Pronatec Brasil Sem Miséria para contribuir com a capacitação profissional da população de baixa renda inscrita no Cadastro Único.
    “A nossa meta é beneficiar o maior número de usuários do Cadastro Único. No momento, estão sendo disponibilizadas 29 mil vagas para o Estado do Rio”, destacou ele.   
    De acordo com Secretária Claudia Carrilho, a reunião firmou a parceria do município com o Programa. “O Prefeito André Granado vem colocando como prioridade, no seu Plano de Governo, a qualificação profissional. Pactuar com os Governos Federal e Estadual políticas públicas que coloquem no mercado mão de obra qualificada é realmente promover o desenvolvimento social de um município. Em Búzios, um plano de ação já vem sendo elaborado para que as famílias do Cadastro Único de Búzios sejam inseridas no ‘Pronatec Brasil Sem Miséria’”, disse ela.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia