• Click aqui

    Saúde de Arraial do Cabo intensifica o combate à dengue




    Agentes de endemia e carro fumacê têm atividades constantes

     A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo, através do Departamento de Vigilância em Saúde, vem intensificando o combate ao mosquito da dengue e os resultados dessa ação já são visíveis e concretos, já que não há registro de epidemia da doença no município. Além de carro fumacê, a ação conta com o equipamento costal, onde o agente de endemia consegue entrar no domicílio e em locais de difícil acesso. O trabalho também consiste em identificar, monitorar e prestar assistência aos pacientes suspeitos.
    De acordo com Guilherme Barreto, coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica, 60 agentes de endemia, incluindo colaboradores da Fundação Nacional de Saúde - Funasa, divididos em equipes de o6 pessoas e um supervisor, fazem visitas domiciliares diariamente. A novidade desse ano é que, além de combate ao foco de larva do mosquito transmissor (aedes aegypti), o agente também faz a notificação de casos suspeitos.
    “Isso está sendo feito porque tem muita gente com sintomas de dengue que não procura o posto de saúde nem o hospital, o que dificulta fazer um diagnóstico da situação”, comentou Guilherme.
    Nesta quarta-feira,  27, está sendo montada no segundo andar do Hospital Geral de Arraial do Cabo a sala de hidratação para pacientes com dengue. A sala é composta de 10 cadeiras de hidratação além de ampla estrutura para receber os pacientes.
    Até o momento a Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 124 casos notificados, sendo 12 no mês de janeiro, 55 em fevereiro e em março 57 casos. A Praia dos Anjos possui 2 casos com sorologia positiva, o que se permite encerrar os casos suspeitos no bairro como positivos para dengue. Outro local com um número elevado de notificações é na Praia Grande próximo a Arthur Bernardes
     O Departamento de Vigilância Epidemiológica informou que o carro fumacê passa em todos os bairros do município, incluindo os distritos. Mas o cronograma está sujeito a variações devido às condições climáticas, porque não pode ser utilizado com chuva ou vento forte e de acordo com a necessidade do bairro.
    Cronograma do carro fumacê:
    Segunda-feira: Prainha e Vila Industrial
    Terça-feira: Centro
    Quarta-feira: Monte Alto
    Quinta-feira: Morro da Coca Cola
    Sexta-feira: Figueira

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia