• Click aqui

    Búzios ganha novo Serviço Municipal de Odontologia e Cirurgia Maxilofacial



                    População já conta com dentistas em todos os Módulos de Saúde da Família

                 Desde o início de janeiro, o município de Armação dos Búzios ganhou um novo serviço de odontologia, com mais especialidades e uma equipe estruturada para atender a população em todos os bairros. Com dez cirurgiões dentistas e quatro cirurgiões maxilofaciais – além de 13 auxiliares de saúde bucal (ASB) – o setor vem disponibilizando profissionais em todos os Módulos de Saúde da Família, no Hospital Municipal Rodolpho Perisse e na Policlínica. Dentre as novidades anunciadas, para breve, estão o oferecimento de endodontia (tratamento de canal), odontopediatria e prótese dentária na rede municipal de saúde, e a instalação de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que centralizará vários serviços diferenciados na área e inéditos na cidade.
                Graduado em Odontologia pela UFRJ e Pós-graduado em Cirurgia Maxilofacial pela UERJ, tendo cursado especialização nesta área em um hospital da Bélgica, Dr. Kenner Câmara é o atual coordenador da Odontologia Municipal. Segundo o dentista, que obteve o primeiro lugar para o cargo de cirurgião buco maxilo no concurso da Prefeitura de Búzios, apesar de o serviço municipal odontológico existir já há algum tempo, não conseguia atender às necessidades da população buziana:
             “O principal objetivo da atual gestão pública é viabilizar o atendimento odontológico  de qualidade em todo o município. Não só a odontologia básica mas com várias especialidades. A partir do dia 4, próxima segunda-feira, já estaremos com atendimento ambulatorial maxilofacial no hospital municipal e que será oferecido todas as segundas-feiras. Também vamos oferecer serviço de prótese dentária, a partir de abril, na Policlínica, e teremos a Central de Odontologia na nova sede da Secretaria de Saúde, que passa a funcionar na Estrada da Usina”, disse ele, explicando que há uma demanda grande por serviço de cirurgia maxilofacial no município, o qual atende pacientes vítimas de traumas, acidentes na face, deformidades e outras patologias: “Somente nestes dois primeiros meses do ano, tivemos dez solicitações de cirurgia nesta especialidade. Por isso, nossa meta é que, a partir de março, possamos realizar este tipo de cirurgia em nossa rede. Neste momento, estamos requerendo equipamentos e ferramentas cirúrgicas a fim de iniciarmos este atendimento”, explicou o coordenador.
                Atualmente, há dentistas e auxiliares de saúde bucal disponíveis nos Módulos de Saúde da Família da Rasa, de Vila Verde, Cruzeiro, José Gonçalves, São José, Brava, Capão e Cem Braças, além da Policlínica e dos quatro cirurgiões no hospital. O único Módulo onde ainda não há um profissional da área é de Baía Formosa. “Mas os pacientes daquela localidade serão direcionados, por enquanto, para José Gonçalves. A meta é oferecer logo este serviço também em Baía Formosa”, afirmou Dr. Kenner.
                Além das cirurgias maxilofacias, um dos serviços que deverá beneficiar grande parte da população será a endodontia, que sempre teve bastante procura na rede municipal de saúde. Igualmente, com a implantação da odontopediatria a partir do dia 11 de março na Policlínica, as crianças poderão contar com este serviço em um espaço diferenciado:
                “Estamos buscando dois objetivos principais com a reestruturação de todo o serviço municipal de odontologia: função restaurada e estética retomada nos pacientes do nosso município. Antes, o serviço de odontologia se resumia a extrações dentárias, restaurações e limpeza. A idéia é avançarmos muito ainda, entrando nas especialidades. Também vamos investir em projetos e campanhas de prevenção, a exemplo das atividades pelo Dia Internacional da Mulher, a ser realizado no sábado, dia 9, no Campo da Rasa. Além de orientações em geral sobre o serviço, vamos tirar dúvidas sobre prevenção de doenças e promoção da saúde bucal”, disse o coordenador.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia