• Click aqui

    Tudo pronto para a volta às aulas na próxima segunda-feira



         Os doze mil alunos da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia retornarão às salas de aula na próxima segunda-feira (18). Dos quarenta e cinco prédios escolares, vinte e seis  estavam em situação crítica, ou seja: com alagamentos, falta de lâmpadas, vazamentos, problemas hidráulicos,   mesas e cadeiras danificadas, além de paredes sem pintura.
         Com o objetivo de resolver o problema das escolas em pior estado, o secretário de Educação, Cultura, esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt  determinou que fosse feita uma ação emergencial no período das férias escolares  a fim de que os alunos pudessem ser bem rebecidos.  A secretaria de Educação já abriu licitação para a contratação da empresa que fará a restauração em 11 escolas inicialmente. Mas o objetivo da secretaria é concluir este ano a reforma das 26 escolas que estão em situação precária. Além disso serão retomadas as obras de escolas novas que ficaram  paralisadas.
         Para garantir o retorno tranqüilo dos alunos, a secretaria de Educação já providenciou os ônibus que farão o transporte gratuito dos estudantes. Cerca de 2.500 alunos terão à disposição doze ônibus, a partir desta segunda-feira. De acordo com o coordenador de Transporte, Flávio Evangelista dos Santos os beneficiados são estudantes das Escolas Municipais: Adalgiza da Silva Lobo, do Morro dos Milagres; Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; Paulo Roberto Marinho, em São Matheus; Antônio Vieira de Andrade, no Papicu; Capitão Costa, no Bairro da Cruz; Maria Roza Francisconi, em Três Vendas; Doutor Plínio de Assis Tavares, no Retiro; Elízio da Costa Moreira, em Pau Rachado; Elízio Ignácio Rangel, na Baleia; Francisco Paes de Carvalho Filho, no Boqueirão;  Flonete Alexandrino da Silva, no Poço Fundo; José Teixeira Paulo, no Balneário das Conchas; Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba -Mirim; Maria da Glória dos Santos  Motta, na Praia Linda; São Francisco de Assis, no Parque Arruda; Vidal de Negreiros, no Alecrim; Jardim Primavera, no bairro do mesmo nome e Barnabé Mariano de Souza, no bairro Cruz.
       O planejamento da merenda escolar também está pronto: De acordo com a coordenadora de Nutrição Escolar Noêmia de Araújo Amorim, quem estuda no turno da manhã poderá tomar o desjejum e almoçar.  Os alunos do segundo turno têm o almoço e o lanche da tarde garantidos e quem estuda à noite (Educação de Jovens e Adultos) pode jantar e ainda fazer um lanche antes de ir para casa.
        O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Evaldo Bittencourt informou que se surpreendeu ao constatar que nesses últimos quatro anos não houve expansão nas escolas da Rede Municipal. Ele explica: “No caso da Escola Municipal Rubem Arruda Câmara, no bairro Jardim Soledade  a escola perdeu oito turmas ao longo do período. Outro exemplo é a Escola Municipalizada Capitão Costa, próxima ao Pólo Rural, na Cruz: dos 490 alunos matriculados em 2008, encontramos apenas 176”, disse.  Evaldo acrescentou ainda que houve redução de matrículas na maior Escola Municipal do Bairro São João; a escola Dulcinda Jotta Mendes, que em 2008 tinha 723 alunos matriculados, no ano de 2012 tinha apenas 525 alunos  e  este ano houve pouca procura de matrículas para o sexto ano do Ensino Fundamental, ainda há 42 vagas. 
       O secretário destaca sua preocupação com as graves situações encontradas neste início de gestão e manifesta a vontade firme de reverter a qualidade da educação em São Pedro da Aldeia, retomando a credibilidade das escolas municipais junto à população.  Ele Solicita o apoio de todos os profissionais da educação e dos pais e responsáveis no fortalecimento do Conselho Escolar. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia