• Click aqui

    PM afirma que os índices de violência diminuíram



    Comandante revela que realidade mudou e as estatísticas são positivas

    Mariana de Souza

    O Jornal Diário do Litoral divulgou dados de um estudo “Mapa da Violência – 2012: Os novos padrões da Violência Homicida no Brasil”, realizado pelo Instituto Sangari, que revela a Região dos Lagos como uma das localidades mais violentas do Estado. O estudo ainda coloca Búzios em primeiro e Cabo Frio em terceiro lugar no ranking de municípios com maiores índices de criminalidade em todo o estado. Em entrevista, o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio, o Coronel Gilmar afirmou que os dados são de 2010 e que, em menos de dois anos, a realidade mudou e as estatísticas são positivas.
    De acordo com o comandante, Cabo Frio está entre os quartéis que conseguiram manter os índices de violência dentro das metas estabelecidas pela secretaria estadual de Segurança. “Desde 2010 os comandos do interior do estado vêm se adequando e se enquadrando nas metas. Cabo Frio ficou acima da média. A redução nos índices começou no mês de outubro, do ano passado”, afirma.
    Para alcançar a meta e garantir uma boa posição no ranking, critérios de pontuação foram implementados. Segundo o Coronel Gilmar, a classificação é feita dentro de índices atingidos e contabilizados o percentual de redução. “Cada modalidade de crimes, como roubo de rua, de veículos e homicídio, recebem uma pontuação. Assim, é feita a soma do índice de redução. Nosso índice foi de 170 pontos, uma das primeiras colocações”, revela.
    Ainda segundo a pesquisa, as taxas de homicídio apareciam estagnadas no Brasil, porém a análise permitiu notar a migração do crime para o interior do estado. Quando questionado, o comandante disse que há a suspeita, mas não há confirmação. “Na prática não é comprovado a migração, mas temos a suspeita. Porém, não podemos comprovar. Quando os suspeitos são pegos, eles falam que moram na cidade, mesmo a comunidade afirmando que não o conhecem”, conta o comandante do 25º BPM.
    As operações realizadas pela Polícia Militar de combate a criminalidade do Rio de Janeiro, podem ser a causa da migração da violência para o interior. “O aperto e as ocupações da PM na capital, podem fazer com que os criminosos optem pelos municípios do interior. E o alvo não é só Cabo Frio. Niterói é um exemplo. Cidade calma, tranquila e que agora sofre com a violência”, revela o Coronel Gilmar Barros. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia