• Click aqui

    Guarda Municipal de Búzios faz nove anos com Plano de Carreira, novas viaturas e respeito público



                
     A Guarda Municipal de Búzios está completando este mês nove anos de serviços prestados à população. Esta já existe desde a emancipação político-administrativa da península, mas oficialmente foi reconhecida em 1º de julho de 2003, quando tomou posse a primeira turma de efetivados. A guarda buziana é formada por uma equipe de 146 homens e 10 mulheres, mais 40 contratados no apoio, e atua tanto na segurança e trânsito, quanto prestando orientação aos turistas.
     É importante destacar que a Guarda está diretamente submetida à secretaria de Ordem Pública, secretário Rodolfo Lyrio, através da Inspetoria Geral da Guarda Municipal, e tem como comandante o Sr. Luiz Antunes Lopes.
              Nestes nove anos, segundo o subcomandante GM André Costa dos Santos, foram muitas as conquistas da corporação, sendo a principal delas o Plano de Carreira assinado no início de 2010 pelo prefeito. Além de trazer reconhecimento profissional aos que se encontravam na GM desde o início, o plano tem permitido promoções com salários ajustados para a classe, motivando todos ao trabalho. A turma que começou como Classe 3 em 2010, já foi promovida a Classe 2 e em julho do próximo ano passa para Classe 1.
            Búzios foi, na verdade, o primeiro município da Região dos Lagos a aprovar o Plano de Carreira para guardas municipais. Graças a isso, segundo o secretário Rodolfo Lyrio, já foi possível remanejar alguns dos que mais se destacaram em seus setores para cargos técnicos de liderança. Entre eles, o GM André que agora é subcomandante; o GM Noronha, responsável pelo processamento de Recursos de Infração e Legislação; GM Perez, coordenador de Trânsito e Transporte; GM Damião, líder de Logística e Administração; e GM Santana, coordenador do Programa Cuca Fresca.
           - O plano fez toda a diferença na dedicação da guarda, porque além de representar um reconhecimento profissional, trouxe ganho financeiro e motivacional. Hoje eles trabalham sabendo que podem crescer na carreira que escolheram - comentou o secretário.   
              Outra coisa que motivou bastante os guardas municipais neste último ano, lembrou o subcomandante André, foi a chegada de oito viaturas seminovas cedidas pelo Governo do Estado, o que tornou possível colocar seis projetos em ação: a Ronda de Patrimônio; Ronda Escolar; Ronda Turística; Fiscalização de Trânsito; Fiscalização de Transporte; e o Programa Cuca Fresca, voltado para alunos da rede sobre Educação para o Trânsito, Prevenção ao Uso de Drogas, e contra Violência Doméstica. O efetivo criou recentemente um grupo de Apoio e Orientação ao Turista, apóia as ações do Departamento de Posturas, e atua em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Pesca, com seu grupamento de Preservação Ambiental. De acordo com o secretário de Ordem Pública, todo o trabalho da GM tem sido feito na garra, ou seja, seu pessoal tem se desdobrado em dedicação para cumprir a missão.
     - Não podemos considerar que a guarda está pronta. O serviço precisa melhorar a cada dia. Mas nossas propostas estão todas voltadas para a melhoria da qualidade do trabalho deles, o que irá refletir no bom atendimento à população.
       Em breve, a GM será reforçada em mais 120 novos guardas que foram aprovados no concurso público. Quando estes assumirem irão passar por dois meses de curso, sendo treinados para a função, antes de se juntar a primeira turma oficial. Aos 27 anos, André Costa dos Santos, que hoje é o subcomandante, tem funções da maior responsabilidade, mas admite que quando começou nem pensava em ser guarda.
    - Segui o conselho do meu pai para fazer o concurso, porque precisava trabalhar para pagar a faculdade. Hoje conquistei várias coisas, e tenho a sensação de dever cumprido - disse ele.
    Também a GM Vieira, uma das vinte mulheres que dedicam a sua vida a cuidar da segurança dos buzianos, considera gratificante a profissão que escolheu.
    - Eu nunca pensei que seria guarda, mas tem sido uma grande experiência. Hoje temos um grupo bem unificado e exercer o papel de instrutora da população é compensador. Na verdade nós representamos o município nas ruas - concluiu.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia